Na primeira mesa do seminário Discursos sobre o Não Dito realizado na MITsp 2017, a historiadora brasileira Giovana Xavier e a intelectual sul-africana Nicky Falkof falam sobre os processos de racialização nos seus respectivos países.
Discursos sobre o Não Dito convida pensadoras de distintas áreas do conhecimento a refletir sobre os desdobramentos da escravidão negra e as formas do racismo no Brasil e no mundo. A curadoria, na edição 2017, é de José Fernando Peixoto de Azevedo e Majoí Gongora
Giovana Xavier é doutora em História Social, mãe e feminista negra interseccional. É professora de Ensino de História na Faculdade de Educação da UFRJ, coordenadora do Grupo Intelectuais Negras, do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Diversidade e blogueira do Preta Dotora.
Nicky Falkof é professora associada e chefe do Departamento de Estudos de Mídia da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo. Seu livro “The End of Whiteness” trata dos temores e ansiedades reprimidos que caracterizaram a sociedade branca durante os últimos anos do apartheid. A multidisciplinaridade de seu trabalho estende-se à relação entre raça, espaço e identidade nas metrópoles contemporâneas dos países em desenvolvimento.