A poeta e ensaísta Leda Maria Martins conversa com a performer britânica Selina Thompson, que apresentou na MITsp 2018 o espetáculo “sal.”, no qual narra sua viagem num navio cargueiro, refazendo rotas de tráfico negreiro. Neste diálogo inédito, elas falam sobre a montagem e também sobre racismo, a questão do negro na sociedade e a identidade das diversas culturas negras.

A conversa foi registrada em 8 de fevereiro de 2021 por videoconferência


Selina Thompson é uma artista britânica, residente em Leeds. Ela busca o engajamento público e a investigação, que se refletem em atividades e ações políticas e participativas focadas em discutir política de identidade e como nossos corpos, vidas e ambiente são influenciados por essas políticas. A performer propõe um trabalho alegre e visual, que tenta se conectar com aqueles continuamente marginalizados pelas artes.
Leda Maria Martins é poeta, ensaísta e dramaturga. Doutora em Letras – Literatura Comparada pela UFMG, é mestre em Artes pela Indiana University, Estados Unidos, tem pós-doutorado em Performances Studies pela New York University, Tisch School of the Arts, Department of Performance Studies. É professora aposentada da UFMG e foi professora visitante da New York University, Tisch School of the Arts em 2010. É autora de vários livros, capítulos de livros e de ensaios publicados no Brasil e no exterior, como “Cantiga de Amares”, “O Moderno Teatro de Qorpo Santo”, “A Cena em Sombras”, “Afrografias da Memória”, “Os Dias Anônimos”, e “No Prelo: Performances do Tempo Espiralar”. Também é rainha de Nossa Senhora das Mercês do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, Belo Horizonte.