A atriz, dramaturga, romancista e encenadora italiana Emma Dante, que apresentou na MITsp 2015 o espetáculo “As Irmãs Macaluso”, e a atriz-MC, diretora, diretora musical, pesquisadora, dramaturga e slammer paulista Roberta Estrela D’Alva conversam sobre suas obras, suas pesquisas, de que forma a pandemia afetou seus trabalhos e suas perspectivas para o futuro.
A conversa foi registrada em 5 de novembro de 2020 por videoconferência.
Emma Dante é atriz, dramaturga, romancista e encenadora. Formou-se em arte dramática e encenação pela Academia Nacional Silvio D’Amico, em Roma. Em 1999, fundou a Compagnia Sud Costa Occidentale. Recebeu o Prêmio Gassman e o Prêmio da Crítica por Carnezzeria (2004), o Golden Graal por Medea (2005) e o Prêmio Cultural Sinopoli (2009), entre outros. Entre os livros publicados, estão “Carnezzeria”, “Trilogia della Famiglia Siciliana” (2007) e “Trilogia degli Occhiali” (2011). Seu primeiro filme, “Via Castellana Bandiera” (2013), baseia-se no seu romance de estreia, homônimo. As obras de Dante vinculam-se fortemente à identidade cultural e geográfica de Palermo e exploram questões relativas à família e à exclusão, empregando humor e poeticidade.
Roberta Estrela D’Alva é diretora, diretora musical, pesquisadora, dramaturga e slammer. Formada em Artes Cênicas pela USP e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, é uma das fundadoras do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e da Frente 3 de Fevereiro. Entre os espetáculos de que participo estão “Antígona Recortada”, “Orfeu Mestiço, Uma Hip–Hópera Brasileira” e “Terror e Miséria no Terceiro Milênio”. É criadora do ZAP! Zona Autônoma da Palavra, projeto pioneiro de slam no Brasil, e foi finalista na Copa do Mundo de Slam de 2011, em Paris. Ao lado da cineasta Tatiana Lohmann, escreveu e dirigiu o documentário “Slam: Voz de Levante”, vencedor do prêmio do júri no Festival do Rio. É autora de “Teatro Hip-Hop, a Performance Poética do Ator-MC” (ed. Perspectiva), curadora da Flup – Festa Literária das Periferias e apresentadora do programa “Manos e Minas” (TV Cultura).