Por meio de tecnologias de som, o inglês Simon McBurney leva o espectador a uma imersão pela Amazônia brasileira. Inspirado no livro “Amazon Beaming”, de Petru Popescu, ele conta a história de Loren McIntyre, um fotógrafo da revista National Geographic que, no fim dos anos 1960, se viu perdido em meio à terra indígena do Vale do Javari, no oeste do Amazonas, um encontro que mudou sua percepção sobre o mundo. O público é convidado a assistir a tudo com fones de ouvido, para mergulhar no ambiente sonoro (a transmissão do áudio é binaural), além de exercitar sua capacidade de escuta e de entendimento do outro.

Espetáculo registrado no Barbican Centre, em Londres

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
DURAÇÃO: 2 horas e 17 minutos

*Para desfrutar da experiência sonora, é preciso usar fones de ouvido


Simon McBurney é ator, escritor e diretor. É um dos fundadores da companhia Complicité, da qual é diretor artístico. Seus trabalhos incluem “A Flauta Mágica” (2013), para a De Nederlandse Opera, “O Mestre e a Margarida” (2011) e “A Disappearing Number” (2007). McBurney é também conhecido por obras como “Todos Eram meus Filhos” (com Diane Wiest e Katie Holmes, na Broadway) e “A Resistível Ascensão de Arturo Ui” (com Al Pacino, em Nova York). Como ator, McBurney já atuou em filmes como “Jane Eyre”, “A Duquesa” e “O Último Rei da Escócia”. Em 2009, foi premiado como melhor diretor no Yomiuri Theatre Award Grand Prize, pelo espetáculo “Shun-kin”. Em 2012, tornou-se Artista Associado no Festival de Avignon.


Baseado no livro “Amazon Beaming”, de Petru Popescu

Direção e atuação: Simon McBurney
Codireção: Kirsty Housley
Diretora-associada: Jemima James
Cenografia: Michael Levine
Som: Gareth Fry with Pete Malkin
Iluminação: Paul Anderson
Projeções: Will Duke
Produção: Complicité, Barbican, Festival Internacional de Edimburgo, Centro Cultural Onassis – Atenas, Schaubühne Berlin, Théâtre Vidy-Lausanne e Warwick Arts Centre.