Espetáculo que integrou a programação da MITsp em 2020, “By Heart” é uma das peças do português Tiago Rodrigues reunidas neste volume pela editora 34. Além desse espetáculo, o livro conta com as dramaturgias de “Natalie Wood”, “Três Dedos Abaixo do Joelho”, “Antonio e Cleópatra” e “Sopro”. A partir desse lançamento, o encenador e dramaturgo (recém-nomeado diretor do Festival d’Avignon) fala em vídeo sobre a edição, seus escritos e seus processos artísticos. Ele conversa com a atriz Martha Nowill e com Leonardo Gandolfi, autor do posfácio do livro, além de poeta e professor de literatura portuguesa da Universidade Federal de São Paulo.
No conjunto de escritos deste volume, ficam claras as marcas do autor que, como já observaram os críticos Rui Coelho e Joana Leal, “dialoga tão agilmente com a história do teatro como com as notícias dos jornais”, e no qual se encontram “uma erudição despretensiosa, uma pulsão enciclopédica, a inscrição de sugestões autorreferenciais, uma retórica plena de inteligência e humor”.
Este evento é uma realização da Livraria Megafauna, da Editora 34 e da MITsp.
Tiago Rodrigues é ator, diretor e dramaturgo. Aborda o teatro como uma assembleia: um local de encontro e partilha de ideias. Notabilizou-se por espetáculos que trafegam entre a realidade e a fantasia, com grande sofisticação poética e de pensamento. Quando ainda era estudante, em 1997, trabalhou com o grupo tg STAN e, em 2003, cofundou a companhia Mundo Perfeito com Magda Bizarro, na qual criou e apresentou cerca de 30 espetáculos em mais de 20 países. Foi também professor de teatro em instituições como a escola de dança belga PARTS, dirigida pela coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker, a escola suíça de artes performativas Manufacture e o projeto internacional École des Maîtres. Paralelamente ao seu trabalho em teatro, escreveu argumentos para filmes e séries de TV, artigos, poesia e ensaios. Algumas das suas obras mais notáveis são “By Heart”, “Antônio e Cleópatra”, “Bovary, “Como Ela Morre” e “Sopro”. Em 2018, ganhou o XV Prémio Europa Realidades Teatrais. No mesmo ano, foi distinguido pelo governo francês com o título Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras), e recentemente recebeu o Prêmio Pessoa 2019. De 2015 a 2020, Rodrigues foi o diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, um dos principais teatros da Europa. Em 2021, foi nomeado diretor do Festival d’Avignon, na França.