A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo convida estudantes de escolas técnicas públicas de formação do artista cênico, para a aula aberta A CENA RADICAL NA MITsp E MITbr, apresentada pelo educador, pesquisador e produtor cultural Paulo Gircys.
A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo se configurou como um espaço que traz à capital não apenas grandes trabalhos teatrais reconhecidos mundialmente, mas tem como recorte de sua curadoria obras que desafiam a própria teatralidade e são consideradas marcos da radicalidade de uma cena expandida, não limitada às estéticas teatrais, mas pelo contrário, na fronteira com outras linguagens e tendo o espaço híbrido como revelador de uma poética contemporânea. Assim, esta oficina, destinada a jovens estudantes, pesquisadores das artes cênicas e performance, e interessados nas teatralidades contemporâneas, partirá de alguns espetáculos-chave que passaram pelas 7 edições da MITsp e da plataforma de internacionalização das artes cênicas brasileira – MITbr e como estes materiais, agora lidos como referências bibliográficas, podem ser disparadores para nos ajudar a pensar os processos de criação teatral contemporâneos.
Sobre Paulo Gircys
Formado em Artes Cênicas pela ECA-USP, Paulo é artista, educador e pesquisador das áreas de formação do artista cênico, teatro jovem, interlinguagens e teatros eslavo e lituano. Desde 2005 integra a Cia Estrela D’Alva de Teatro, em que além de espetáculos, desenvolve projetos pedagógicos como a “Escola Itinerante de Teatro”. Já ministrou aulas e oficinas na Lituânia, Argentina, Rússia, Chile e Angola. Integra a equipe da MITsp desde sua 1ª edição em 2014. Atualmente é coordenador do curso de teatro do Colégio Singular, artista-orientador do Programa Vocacional e professor de Linguagens e Suas Tecnologias no SENAC Santos. Além de fazer parte da comissão organizadora do festival de teatro adolescente “Vamos que Venimos – Brasil”.